29 de jan. de 2015

Centro de Referência em Segurança da Água abre na UMinho (29/01) no Brasil em Março



A SETRI apoia e participa deste importante Centro de Referência sobre Plano de Segurança da Água. Desenvolvemos no Brasil o PSA para Edificações e Indústrias dessde 2009.
No Brasil o CERSA será lançado em Março no Congresso Internacional sobre Segurança da Água em Brasília.

http://177.153.6.85/cisa/theme/cisa.html


O Centro de Referência em Segurança da Água Portugal/Brasil (CERSA), "pioneiro a nível internacional", é hoje (29/01) apresentado na Universidade do Minho (UMinho), em Braga.

O projeto, que resulta de uma parceria entre as universidades do Minho e de São Paulo, no Brasil, "quer constituir-se numa referência internacional em segurança da água e saúde pública, ao nível da investigação, formação, auditoria e consultoria, envolvendo os mais diversos agentes e instituições", refere a UMinho em comunicado.
O CERSA vai funcionar no Centro do Território, Ambiente e Construção da UMinho, na Escola de Engenharia, associando um conjunto de laboratórios, professores e investigadores.
O outro polo do CERSA fica na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e será apresentado em março, em Brasília, aquando do Congresso Internacional de Segurança da Água, organizado pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Este centro de investigação surge após a ONU ter reconhecido, em 2010, a água e o saneamento como um direito humano, que deve ser garantido de forma universal para a proteção da saúde pública e da qualidade de vida nas sociedades modernas.
"O mundo vive uma crescente exigência ao nível do abastecimento de água para consumo humano e no saneamento, o que obriga a implementar novas metodologias de avaliação e gestão de riscos", refere a UMinho.
Hoje, na apresentação do CERSA, marcarão presença, entre outros, o diretor do departamento de qualidade da água da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, o chefe de divisão de saúde ambiental e ocupacional da Direção-Geral de Saúde, o secretário-geral do Conselho Nacional da Água e o presidente da Águas de Portugal.
A empresa municipal Esposende Ambiente também estará presente para partilhar a sua experiência e conhecimento no plano da segurança da água.

Nenhum comentário: