8 de fev. de 2015

Legionella detectada no hospital de Bragança

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste divulgou hoje que foi detectada a presença de Legionella na água do hospital de Bragança e que foram "tomadas as medidas necessárias", sem registo de casos de doença.
A situação tem sido acompanhada pela Autoridade de Saúde Pública
Em comunicado, o gabinete de imprensa da entidade responsável pelas unidades de saúde do distrito de Bragança esclarece que "na sequência da monitorização periódica efectuada regularmente à qualidade química e biológica da água, foi identificada na última avaliação, a 5 de Fevereiro, na Unidade Hospitalar de Bragança, a presença de Legionella Pneumófila Serotipo 1".
Face ao resultado da análise efectuada, acrescenta, "foram tomadas de imediato todas as medidas necessárias -- e em conformidade com as orientações emanadas pela Direcção Geral da Saúde -- no sentido da erradicação daquele agente".
As medidas, segundo ainda o esclarecimento visaram "a garantia da qualidade química e biológica da água e da segurança de todos os doentes internados naquela Unidade Hospitalar".
A ULS Nordeste realça que "a par da rápida identificação e pronta actuação, a situação tem sido acompanhada pela Autoridade de Saúde Pública, em conjunto com técnicos especializados nesta matéria".
"Não foram registados casos de doença", sublinha ainda, no comunicado, acrescentando que "a situação encontra-se, de momento, regularizada, e salvaguardadas as garantias referidas".
Em 2011, três doentes foram infectados e dois acabaram por morrer vítimas da bactéria detectada numa ala do quarto piso do edifício hospitalar.
Naquela ocasião também foi detectada a presença de Legionella Pneumophila na água do hospital de Bragança, que procedeu à desinfecção através da injecção de água a alto impacto nas canalizações e com cloro e lixívia.
Lusa/SOL

Nenhum comentário: